Floral: O que é e quais são os benefícios da terapia
Além de alegrar o ambiente, certas flores têm um outro poder: o de acalmar os ânimos e equilibrar o estado emocional. A terapia floral (ou florais) foi criada na década de 1930 pelo Dr. Edward Bach, que acreditava que as doenças eram provenientes de desequilíbrios emocionais.
Bach pesquisou e catalogou 38 flores e criou um novo método de extrair a essência delas, as virtudes medicamentosas e curativas das plantas, mais especificamente das flores. Assim, o médico britânico chegou a uma coleção de 38 essências florais, relacionando cada flor com um tipo de sofrimento interior, que se tornaram mundialmente conhecidas como o Sistema Floral de Bach.
Depois, a descoberta dos florais se popularizou e permanece na lista de terapias complementares para restaurar o equilíbrio emocional. Inclusive, serviu de inspiração para o surgimento de outras vertentes, como os Florais Brasileiros e os de Minas.
De forma geral, a terapia floral é auxiliar no equilíbrio das emoções, auxiliando a acalmar estados mentais agitados, de tristeza, entre outros. Mas, cada essência floral possui uma função específica, que atua sobre o emocional, reequilibrando-o. Assim, com as emoções saudáveis, a saúde física também se beneficia e torna-se menos suscetível a doenças.
Para descobrir o tipo de essência mais indicada para você, é necessário ter orientação de um terapeuta floral devidamente treinado, que é capaz de elaborar um composto único para sua necessidade, que alia uma combinação de diversos florais.
A terapia floral não tem muito segredo. Geralmente o terapeuta recomenda que se pingue quatro gotas da essência diretamente na boca, quatro vezes ao dia (no mínimo). Contudo, não existem efeitos colaterais, pois a terapia é 100% natural e à base de flores. Alguns casos, como em bebês e gestantes, é recomendado diluir o floral em água em vez de ingeri-lo diretamente.
Entretanto, vale dizer que a terapia floral deve servir de complemento a algum tipo de tratamento, caso você tenha alguma doença grave ou transtorno emocional que inspire acompanhamento profissional.
Todo mundo pode se beneficiar dos florais, inclusive animais. Há produtos feitos especialmente para pets ansiosos ou com algum comportamento que precisa ser corrigido – um cachorro que marca território na mobília da casa, por exemplo. Lembre-se de que ela não cura doenças, mas atua como lenitivo de nosso estado emocional, nos fortalecendo para enfrentar os altos e baixos da vida.
Alguns casos em que a terapia floral é uma ótima aliada, além de ser recomendada para prevenir desequilíbrios.
Percebendo a necessidade de um tratamento emergencial para ajudar as pessoas a lidar com situações estressantes do dia a dia, Bach criou o Rescue, um composto com cinco florais, e que ainda hoje é preparado exatamente conforme suas orientações.
Star of Bethlehem – contra choques e traumas.
Rock Rose – contra o pavor.
Clematis – contra o sentimento de fraqueza e de não estar totalmente presente.
Impatiens – contra a agitação.
Cherry Plum – contra a perda de controle.
O Rescue tem sido um grande aliado emocional. Devido a sua energia relaxante e equilibrante, é utilizado por pessoas de todo o mundo para oferecer apoio incondicional nos momentos difíceis que temos que enfrentar. O Rescue deve ser utilizado concentrado e tem os seguintes benefícios: