Crise de ansiedade: o que é, sintomas e o que fazer
A crise de ansiedade é uma situação que causa grande sensação de angústia, nervosismo e insegurança, como se algo de muito mau, e que foge completamente do controle, fosse acontecer a qualquer momento. A crise normalmente surge devido a situações estressantes específicas, como ter um exame, precisar fazer uma apresentação ou ter sofrido a perda de alguém, por exemplo.
Pessoas que estão passando por uma crise de ansiedade também podem sentir aumento dos batimentos cardíacos, formigamento no corpo e a sensação de leveza na cabeça, por exemplo.
Quando uma crise de ansiedade se instala o que se pode fazer é fechar os olhos e tentar respirar fundo e lentamente durante alguns minutos, até que os batimentos cardíacos e a respiração acalmem e normalizem.
Os sintomas mais comuns de uma crise de ansiedade são:
O que se deve fazer durante uma crise de ansiedade depende da gravidade e da frequência dos sintomas e, por isso, o ideal é sempre receber aconselhamento de um psicólogo. No entanto, algumas dicas que podem ajudar a aliviar os sintomas da crise são:
Quando a crise de ansiedade acontece pela primeira vez, ou quando não se tem a certeza se realmente se trata de uma crise de ansiedade, é importante ir ao pronto-socorro para descartar a possibilidade de outros problemas mais graves como infarto.
Caso as crises de ansiedade sejam muito frequentes, deve-se também procurar ajuda de um psicólogo, para identificar a causa das crises e desenvolver estratégias que ajudem a lidar com os momentos de maior ansiedade, de forma a que os sintomas desapareçam mais rápido.
Como diferenciar uma crise de ansiedade de um infarto
Existem algumas semelhanças entre os sintomas de uma crise de ansiedade e um infarto, por isso, é importante saber distinguir estes sintomas, de forma a evitar ficar ainda mais ansioso com a preocupação do que possa estar a acontecer.
Geralmente, durante uma crise de ansiedade, existe um motivo para que a pessoa tenha estes sintomas, como passar pelo término de uma relação, discutir com alguém, ou apresentar algo em público, por exemplo, e a dor no peito é menos intensa que numa situação de infarto. Além disso, passado algum tempo do início da crise de ansiedade, os sintomas vão desaparecendo, e o corpo começa a relaxar, enquanto que durante um infarto, os sintomas tendem a piorar ao longo do tempo.