6 passos para vencer a ansiedade

                                                                                                        

                             6 passos para vencer a ansiedade

A ansiedade é um sentimento que acontece com qualquer pessoa e é natural que surja em alguns momentos do dia-a-dia. Entretanto, quando as preocupações são excessivas e difíceis de controlar começam a provocam sintomas como irritabilidade, nervosismo, tremores, dificuldade para dormir e cansaço excessivo.

Desta forma, quando a ansiedade começa a interferir na realização das atividades diárias é necessário tomar medidas para vencer esse sentimento.

Algumas medidas simples são:

1. Respirar profundamente

Quando os pensamentos ruins começam a surgir na mente e os sintomas da ansiedade se iniciam é preciso parar um pouco as tarefas e respirar com calma, profundamente, inspirando devagar por cinco minutos, pois isso ajuda a acalmar e a diminuir os batimentos cardíacos.

É importante fazer esse exercício seja no trabalho ou em casa, pois essa pausa pode ajudar a reorganizar a mente e auxiliar o corpo a se recuperar dos sintomas físicos provocados pela ansiedade.

2. Conversar com outras pessoas

Quando a ansiedade incomoda e provoca sentimentos negativos é preciso conversar com familiares e amigos, pois compartilhar as preocupações pode ajudar a fortalecer os relacionamentos e através disso, podem surgir soluções para os problemas.

A troca de experiências melhora a sensação de solidão e de isolamento, além de que conversar com outras pessoas pode auxiliar na busca por novas soluções dos problemas.

Entretanto, quando a ansiedade é mais grave é necessário procurar ajuda de um médico psiquiatra para recomendar tratamento com medicamentos e realização de sessões de psicoterapia.

3. Fazer aromaterapia

A aromaterapia é uma técnica natural que consiste em utilizar os aromas para ativar partes do cérebro que liberam substâncias que aliviam a ansiedade. Este tipo de tratamento deve ser realizado com conhecimento do médico e sob orientação de um naturopata. Entenda melhor como fazer aromaterapia e que óleos usar para reduzir a ansiedade.

4. Praticar atividades de bem-estar

Algumas atividades podem ajudar o corpo a liberar substâncias relacionadas ao humor, sono e bem-estar e, por isso, são indicadas quando aparecem os sintomas de ansiedade. Alguns exemplos incluem realizar exercício físico, fazer meditação, praticar yoga ou, apenas, escutar uma música.

Além disso, alguns extratos naturais podem estimular o bem-estar físico e mental como chás de erva-cidreira, passiflora e kava-kava, da mesma maneira que manter uma dieta saudável e rica em alimentos com ômega 3 podem auxiliar a vencer a ansiedade. 

5. Ter um animal de estimação

Alguns estudos apontam que ter um animal de estimação pode melhorar os sintomas de ansiedade, melhorando a sensação de estresse excessivo e depressão. A interação entre a pessoa e o animal de estimação ajuda no enfrentamento de problemas e preocupações do dia-a-dia.

Em alguns casos, os cães são treinados por profissionais de adestramento para reconhecer quando o dono vai ter uma crise de ansiedade, mas é necessário pesquisar por locais de treinamento adequados, assim como, as raças mais indicadas.

6. Dormir bem

O sono profundo é importante para diminuir os sintomas de ansiedade, pois restaura as funções desempenhadas pelo cérebro, ajudando na recuperação mental e física. Em alguns casos, quando a pessoa tem dificuldades para dormir pode ser necessário tomar algum medicamento recomendado por um clínico geral ou, até, psiquiatra.

Entretanto, é possível tomar algumas medidas para ter um sono mais profundo e duradouro como, por exemplo, criar um ambiente escuro e praticar exercícios físicos regularmente.