Litomancia: que é e como funciona essa forma de adivinhação
Você conhece a arte de adivinhação chamada litomancia? Saiba que essa é uma das maneiras mais precisas para a interpretação do futuro por meio da utilização de pedras ou pela luz refletidas sobre elas.
Inclusive, essa é uma das técnicas mais populares nas Ilhas Britânicas, no continente europeu. Quer conhecer um pouco mais sobre esse método de adivinhação?
Então, continue lendo esse artigo, pois, nós do Blog Tarot Online, vamos te contar tudo sobre litomancia e como funciona essa forma de adivinhação. Confira!
A litomancia é a adivinhação por meio das pedras ou pela luz que elas refletem, sendo um termo geral que abrange diferentes práticas, desde leituras feitas com duas e três pedras até fundições de pedra aberta, usando uma quantidade indeterminada de pedras.
Na verdade, essa técnica é considerada uma ferramenta de autoconhecimento, sendo usada como instrumento de consulta ao inconsciente de uma pessoa que, por sua vez, faz uma autoinvestigação psicológica.
Durante as consultas de litomancia, o objetivo é fazer com que uma pessoa consiga demonstrar quais são seus obstáculos, medos e expectativas, para que o especialista que realiza essa técnica possa ajudá-la e também orientá-la, sempre que necessário.
A litomancia pode ser chamada de metodologia “próximo da natureza”, já que é baseada no uso de pedregulhos de diferentes formas e cores, formações rochosas moldadas pela natureza e sem interferência do homem.
O primeiro relato da utilização dessa metodologia vem de Photius, o patriarca de Constantinopla, que é o atual território de Istambul, que foi capital dos Impérios Romano, Bizantino e Latino, que remonta para os anos 870. Nos relatos do patriarca daquela época, ele conta a história de um médico chamado Eusébio, que utilizava uma pedra chamada betulum para realizar o ritual que, no caso, já era a litomancia.
Em contrapartida, alguns escritores também afirmam que Helenus, personagem da Mitologia Grega, previu a destruição de Tróia ao usar justamente o ritual de litomancia que, na época, não tinha essa nomenclatura.
Aliás, as pedras e cristais são as grandes testemunhas da humanidade, sendo consideradas, inclusive, como guardiões dos registros ancestrais e, por isso, são usadas como ferramenta de adivinhação há milhares de anos em todo o mundo.
Para fazer esse processo de adivinhação, você pode escolher pedras polidas pelo rio, pelo mar ou aquelas encontradas ao longo de uma estrada, por exemplo.
Preocupe-se sempre em escolher aquelas pedras que combinem com o seu conceito estético e que sejam agradáveis ao tocá-las. Se preferir, você pode escolher também pedras semipreciosas, que tenham um valor simbólico ou que agradem esteticamente.
Depois de escolhidas, é importante que você entenda que a litomancia é adivinhação por meio das pedras ao utilizar 13 pequenas rochas, que são jogadas em uma superfície para serem interpretadas.
A previsão é feita com base no padrão em que as pedras caem na superfície, que pode ser uma toalha com círculos e outros símbolos desenhados.
As pedras usadas nesse método tem como base os mais diversos conceitos, que incluem fortuna, amor, magia, vida doméstica, notícias e também os planetas astrológicos, como Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Saturno, Júpiter e Marte.
Lembrando que a eficácia deste método não depende apenas da qualidade das pedras utilizadas, mas também dos dons pessoais de quem a pratica, além da capacidade de interpretar as mensagens divinas.
Como cada pedra representa um planeta, é importante que você entenda o que os cristais e os astros significam nessa leitura. Confira os principais conceitos de cada astro na litomancia!
Significa poder pessoal, pai, sucesso, fama, masculinidade, prosperidade e riqueza.
Pedras representativas: Pedra do sol, topázio, olho de tigre, citrino, pirita.
Está relacionada com a intuição, sonhos, mãe, ilusão, profecia, magia, feminino e espiritualidade.
Pedras representativas: Pedra da lua, selenita, quartzo branco, madrepérola e pedras brancas.
Tem a ver com liderança, raiva, agressividade, disputas, proteção e magia negativa.
Pedras representativas: granada, rubi, jaspe vermelho e cornalina.
Na litomancia, o mercúrio significa comunicação, inteligência, mental e manipulação.
Pedras representativas: Ágata, jaspe amarelo e citrino.
Está associado à expansão, sorte, ganhos financeiros e espiritualidade.
Pedras representativas: sodalita, quartzo azul, safira e ametista.
Significa amor, amizade, paixão, relações, sedução e conquista.
Pedras representativas: quartzo rosa, kunzita, rodocrosita e esmeralda.
Está ligado ao tempo, limitações, obstáculos, regras, destino e vidas passadas.
Pedras representativas: turmalina negra, ônix, obsidiana negra, quartzo fumê e floco de neve.
Simplesmente porque as pedras e os minerais têm um conceito divino e são muito simbólicas, contendo características e conhecimentos extremamente misteriosos e que desconhecemos.
Não é de hoje que as pedras e pedregulhos são famosos pela sua capacidade de armazenar energia, considerada, inclusive, como vetores de maneira sutil dessas vibrações, sendo também poderosos transmissores e receptores de energias.
Além do seu poder de receber e transmitir vibrações, os especialistas de litomancia possuem larga experiência nessa prática de adivinhação, conseguindo interpretar as mensagens das pedras.