Longe dos contos de fada, as bruxas da vida real eram mulheres que normalmente optavam por viver sozinhas e que possuíam um profundo conhecimento da natureza. Às vezes atuando como curandeiras locais, elas sabiam as propriedades de diversas plantas, bem como seus benefícios e riscos para o corpo.
1. Alecrim
Esta erva é bem fácil de ser encontrada e pode ser utilizada tanto na culinária como para fins mágicos. O alecrim também é usado para repelir insetos, em tingimentos, cosméticos e com fins medicinais. Sua fragrância refrescante é utilizada em aromaterapia como estimulante, melhorando a memória, combatendo a exaustão nervosa e ajudando na concentração.
Esta planta tem um histórico de ser utilizada para regular o ciclo menstrual, além de servir como antisséptico e capaz de acalmar o sistema digestivo. Mudas e folhas de artemísia podem ser empregadas em receitas, enquanto suas folhas e flores ressecadas rendem chás que ajudam a digerir comidas gordurosas.
Esta erva tem sido utilizada desde o período medieval com fins medicinais. É uma planta de aparência peculiar, com belas florzinhas lilás, aspecto de arbusto e folhas de toque felpudo. Quando ressecada, pode afastar o mal e por isso costuma ser utilizada em rituais de purificação.
Praticamente qualquer variação da menta, como a hortelã, tem papel de destaque em rituais de magia e feitiços. É uma planta fácil de cultivar e que é capaz de tomar conta de um canteiro quando não é controlada. Na culinária, ela acrescenta aroma e sabor a bebidas, sobremesas, assados e é um ingrediente bem comum em pratos indianos, asiáticos e mediterrâneos.
Os óleos mais picantes da erva podem ajudar a aliviar a fadiga muscular e as dores nas juntas, quando aplicados nestas áreas. Na magia, costuma ser usada para atrair riqueza, afastar o mal e trazer amor.
Com seu aroma inconfundível, a lavanda é amplamente utilizada em cosméticos, produtos de limpeza e outros itens para o lar. É uma planta capaz de compor as mais belas paisagens, com suas vibrantes flores roxas em formato de espiga e seus arbustos verde-azulados.
Com fins medicinais, a planta tem reputação de auxiliar na digestão e de possuir propriedades antissépticas. Para as bruxas, a lavanda é utilizada em rituais de proteção e para aumentar a clareza, encorajar a fertilidade e atrair amor.