Já ouviu falar nas Leis Naturais?
As leis naturais são comportamentos padrões do meio ambiente em que vivemos e que regem os mais básicos ensinamentos do Xamanismo.
O Xamanismo não tem um livro-base como as tradicionais religiões, seu sistema de crenças se baseia em ensinamentos obtidos através da observação da natureza, alguns que, porventura, vieram também a serem transmitidos por nossos ancestrais nativos por tradição oral. Veja abaixo alguns exemplos de leis naturais:
Na natureza é assim, não adianta plantar uvas e achar que vai colher bananas, a gente tem a mania de sair “cultivando” qualquer coisa e nos esquecemos que algum dia, cedo ou tarde, teremos que colher exatamente aquilo que plantamos.
Somos todos abençoados pela mesma Natureza Criadora, independentemente de quem ou como formos, somos todos especiais, este é um ensinamento de igualdade.
É o eterno ciclo da natureza, nos lembra que pertencemos todos a este planeta que é a nossa casa e que, ao fim da vida, os nossos restos mortais tornarão a integrar a terra-mãe.
“Somos um”, “você é o que você come”, e muitas outras sabedorias populares têm origens na religiosidade nativa. Para os antigos e indígenas, tudo na natureza possuía um sentido e um significado muito maior, e assim eles aprenderam a viver sempre em harmonia e a reverenciar toda a forma de vida, de uma grande montanha a um grão de areia, para o Xamanismo, com tudo podemos aprender.
Ainda é possível aplicar os conhecimentos das leis naturais na nossa vida cotidiana, você já parou para observar a natureza hoje?