Flor de Lótus: linda e pura, apesar da lama que a rodeia, e outros significados
A flor de lótus é um símbolo muito antigo. A principal característica associada à ela é a pureza pois, esta linda flor, apesar de nascer e viver na lama, mantém-se bela e imaculada ao longo do tempo.
Esta linda flor que paira sobre a lama sem se sujar é a flor da planta aquática Nelumbo nucifera, uma planta de origem asiática que povoa lagoas doces ou rios vagarosos e rasos. Suas raízes, rizomas, se agarram ao lodo do fundo do curso d’água, e as flores, airosas, bailam com os movimentos das ondas e do vento.
À noite, a flor de lótus se fecha e volta às profundidades lamacentas.
De manhã, o sol a encontrará aberta e limpa, sem vestígios do lodo que a sustenta.
Não é incrível?
Desde os tempos antigos a flor de lótus tem influenciado diversas culturas que a adotaram como símbolo, desde o antigo Egito até o Japão.
A flor de lótus é o símbolo da yoga indiana. Está associada ao 7º Chakra, com o lótus de mil pétalas sobre a coroa (topo da cabeça). Simboliza a pureza de coração e mente, a expansão da consciência e a conexão profunda com o plano espiritual.
Uma das mais famosas posições da yoga é conhecida com o nome de lótus – esta é considerada, por muitos, a posição mais adequada à meditação pois promove a concentração, limitando as distrações.
A flor de lótus no budismo é um símbolo de boa sorte e representa o desenvolvimento da alma até sua iluminação.
Para o budismo nosso coração é como uma flor de lótus que floresce graças às virtudes que se desenvolvem dentro dele. É por isso que Buda é retratado sentado sobre uma flor de lótus ou na posição de lótus.
No budismo, a flor de lótus pode representar:
● paciência
● pureza
● misticismo
● anexos ultrapassados
● falta de desejo
● amor incondicional
● iluminação
● desenvolvimento espiritual
● confiança
● autoconsciência
No Japão, e em geral no Oriente, a flor de lótus está relacionada com o movimento de aprofundar o autoconhecimento. A flor de lótus é acima de tudo um símbolo de elegância e simplicidade, assim como de pureza e beleza. Ela simboliza a capacidade da pessoa se manter pura e intacta, apesar da “lama” que a rodeia.
No antigo Egito a flor de lótus estava relacionada com o simbolismo da feminilidade e com o tema do nascimento e renovação. A pureza, delicadeza e beleza do lótus lembram qualidades femininas, ou da nossa porção mais sensível e, está muito indicada para aqueles que experimentam o renascimento após uma situação muito difícil.
Sementes, flor, caule e rizomas são usados na culinária indiana em sopas e frituras. Recomenda-se o seu consumo sempre cozido pois, quando cru podem transmitir um parasita, Fasciolopsis buski, origem de tumores cancerígenos e outras afetações hepáticas e gastrointestinais.
Sementes, flor, caule e rizomas são usados na culinária indiana em sopas e frituras. Recomenda-se o seu consumo sempre cozido pois, quando cru podem transmitir um parasita, Fasciolopsis buski, origem de tumores cancerígenos e outras afetações hepáticas e gastrointestinais.
A Fênix do lodo
Surgir do lodo, da lama, tem o mesmo significado que surgir das cinzas, como a Fênix.