Existem pessoas que roubam nossa vitalidade, alegria e nossos sonhos; isto as caracterizam como “vampiros energéticos”.
Estes “Vampiros” não se alimentam de sangue, como os filmes nos mostram, mas roubam nossa energia, deixando-nos cansados, irritados e mal-humorados. São pessoas que se aproximam cheias de elogios, bajulações e conquistam a nossa confiança; depois de algum tempo, começam a reclamar, falar mal dos outros e principalmente, exigem a sua atenção para que os problemas “dela” sejam resolvidos. Ao sugar toda a sua energia, se levantam e vão embora; deixando o ambiente carregado e você esgotado, porém, o “vampiro energético”, sai com sua energia totalmente renovada e de bem com a vida.
Muitos se identificam com este relato, e a partir daí, começa a entender por que algumas pessoas são desagradáveis para nós logo após o primeiro contato; enquanto outras, podemos sentir um interesse instantâneo, um “amor à primeira vista”, uma simpatia, ou mesmo uma “química”. Esta afinidade e/ou repulsa, pode existir dentro da nossa própria família, em relacionamentos amorosos ou de amizade; como podemos encontra-los em nosso local de trabalho, como até em um momento de diversão e relaxamento.
Existem algumas etapas para identificar e se proteger de pessoas “vampiras”. O primeiro passo é a observação; observar os nossos sentimentos, emoções e pensamentos que originam as nossas ações ou a falta delas. O segundo passo é a identificação; nesta etapa conseguimos identificar nossos medos, fragilidades, como as da pessoa que se alimenta deles. O terceiro passo é a gestão; ou seja, saber administrar a nossa energia e poder pessoal. O quarto passo é a partilha; aqui, deve-se aprender a trabalhar com pessoas, que estamos convivendo diariamente, partilhando um propósito de vida. O quinto passo é a limpeza: ou seja, limpar as energias que fizeram com que você de “desequilibrasse emocionalmente”, significa, muitas vezes, lidar com pessoas, crenças, estilos de vida, relacionamentos, profissão, família e com partes de nós próprios antes desconhecidas. E o, sexto e último passo é a regeneração; no qual poderá ser realizada através de uma meditação, mudanças dos hábitos alimentares, caminhadas e principalmente estar em presença de pessoas positivas.
“Vampirismo energético” está próximo de nós, porém podemos evitar que ele no ataque.