Borboleta: simbologia, significado no sonho e importância ecológica
A beleza e a suavidade da borboleta, ironicamente, advêm da lagarta rastejante, através de um processo de transformação chamado metamorfose. Essa transição da lagarta para borboleta é tão significativa que, em muitas culturas e religiões, foi utilizada para representar as fases do desenvolvimento humano.
A borboleta ousou abrir as asas para romper o casulo e isso é um ato de coragem, desta criatura ligeira, delicada e de peculiar leveza!
Vamos conhecer mais peculiaridades da borboleta e os diversos tipos de conhecimento e significados relacionados a este inseto.
O que veremos a seguir:
As borboletas são também denominadas panapanás ou panapanãs. Elas fazem parte da ordem Lepidoptera, são pertencentes das famílias Hesperioidea e Papilionoidea, que formam o grupo “Rhopalocera” da classe Insecta.
Os fósseis mais antigos de borboletas que já foram encontrados, seriam pertencentes a um período entre 40-50 milhões de anos atrás.
Algumas borboletas mantêm relações simbióticas (associação de dois seres) e parasíticas (relação em que uma espécie vive e se alimenta às custas de um hospedeiro).
O nome “Borboleta” deriva de “belbellita”, do latim: belo, bom.
Os nomes “panapaná” e “panapanã” têm origem da língua indígena tupi: panapa’ná.
O ciclo de vida das borboletas seguem as seguintes etapas:
1. ovo (fase pré-larval) de 5 a 15 dias*
2. larva (chamada também de lagarta ou taturana) de 1 a 8 meses*
3. pupa (crisálida) que se desenvolve dentro do casulo – de 1 a 3 semanas*
4. imago (fase adulta) – 5 dias a 1 ano*
* O tempo de duração de cada etapa varia de acordo com cada espécie de borboleta.
A borboleta escolhe uma planta para depositar seus ovos.
De cada ovo surge uma lagarta.
Nesta etapa, a lagarta se alimenta das cascas dos ovos e, intensamente, das folhas da planta para criar reserva alimentícia que servirá para manter sua vitalidade, durante o período de hibernação (condição ou estado de imobilidade).
Quando a lagarta está pronta para virar crisálida (pupa), constrói, em torno de si, um casulo, no qual ocorre a metamorfose da lagarta em borboleta.
Quando é o momento de romper o casulo, a borboleta já está formada, só precisa sair para abrir as suas asas e voar para a nova vida!
A partir daí, a borboleta irá se alimentar do néctar das flores e frutas em decomposição.
O tempo de vida de uma borboleta pode variar de 5 dias a um ano, dependendo da espécie.
Vejam a etapas da METAMORFOSE da BORBOLETA
2. Simbologias da BorboletaA borboleta tem várias simbologias, representações e significados, em diversas culturas e variados povos.
Por ser uma criatura que passa por uma metamorfose para virar borboleta, muitos dos sentidos de sua simbologia vão estar atrelados à sua TRANSFORMAÇÃO.
Alguns desses sentidos são:
Algumas culturas antigas viam a borboleta como mensageira celestial. A mensagem que as borboletas trazem estão associadas ao significado de suas cores.
Sonhar com borboleta, geralmente, é um bom presságio e anuncia:
Observação: A análise dos sonhos requer também que, cada arquétipo (símbolos e seus significados) seja adaptado à realidade e à forma de ser do sonhador, tornando a interpretação da mensagem do sonho, algo subjetivo e pessoal, variando de indivíduo para indivíduo.
As borboletas são de vital importância para a manutenção da Vida na Natureza!
No mundo, existem mais de 28.000 espécies de borboleta, cerca de 80% vivem em regiões tropicais.
As borboletas têm muita importância na Natureza, pois, atuam como polinizadoras, mantendo a vida e o equilíbrio do Ecossistema e sua Biodiversidade.
As borboletas, assim como as abelhas, polinizam as flores. Elas costumam escolher flores grandes e coloridas, que possuem uma plataforma de pouso (labelo), que facilita elas capturarem o pólen com suas pernas longas e finas enquanto coletam (sugam) o néctar da flor.
As borboletas para reproduzirem, procriarem, se desenvolverem e viverem em determinado ecossistema, necessitam de condições favoráveis, por isso, um lugar com muitas borboletas indica que o ambiente está saudável e equilibrado.
Espécies de borboletas, como a Monarca e a Bela-dama, migram longas distâncias, podendo chegar a 4.800 km. A A migração das borboletas contribuem, em grande parte, com a polinização e, dessa forma, contribui para formação da vegetação.
Se queremos que as borboletas façam parte de nossas vidas e do ambiente, no qual vivemos, cultivemos flores, além de embelezar a paisagem, contribuiremos para a manutenção desse delicados seres e para o equilíbrio de toda a Natureza e Vida em nosso Planeta!