Símbolos Budistas
O significado símbolos budistas remete para as representações da mente como também a iluminação para as ideias e todas as demais manifestações possíveis.
Para os budistas, a figura principal que é o Buda, é considerado o Iluminado. Todos adeptos dessa fé tem a capacidade de ver os símbolos budistas como um meio próprio do ser humano para alcançar a iluminação.
Os chamados símbolos auspiciosos do budismo são no total de oito: nó infinito, bandeira da vitória, roda do Dharma, peixes dourados, vaso, concha, guarda-sol e flor de lótus.
Passaremos a partir de agora a tratar sobre cada um dos símbolos auspiciosos do budismo mostrando os seus significados.
O simbolismo do nó infinito para os budistas é estritamente ligado com o próprio Buda. Para os adeptos da fé, esta figura maior do budismo é representada no nó como alguém que possui um conhecimento que não tem fim.
A representação também remete para a causa e o efeito. Tanto esta simbologia quanto a que indica o Buda como um detentor do conhecimento infinito estão estritamente relacionadas.
O principal simbolismo da bandeira da vitória para os budistas é a vitória dos pensamentos positivos sobre os pensamentos negativos.
Outra interpretação, diz respeito a vitória de Buda sobre Mara, que é uma encarregada de criar caminhos tortuosos cheios de tentação no intuito de impedir alcançar a iluminação.
Buda fez um primeiro sermão quando então passou a ser considerado o Iluminado. A roda do Dharma foi criada para simbolizar exatamente esta situação.
A roda possui oito raios em sua composição, cada qual simbolizando um dos oito ensinamentos dados por Buda.
Para que se conheça melhor, os ensinamentos budistas são os seguintes:
Para o Budismo os peixes dourados têm duas representações.
A primeira refere-se a uma representação da liberdade que o ser humano possui.
A segunda simboliza os rios considerados sagrados na Índia, que são: Yamuna e o Rio Ganges.
O vaso também remete para todo o conhecimento infinito e espiritual que a figura maior do Buda possui.
Nesse sentido o vaso vem para representar a abundância, que em outras palavras, quer dizer abundância de conhecimentos existentes na mente de Buda.
Todas as pessoas que possuem autoridade dentro da religião budista tem o poder e a capacidade para ensinar. A concha é exatamente o símbolo que representa esta situação.
Toda concha possui um som em seu interior. Para os adeptos do budismo esse é exatamente o som da verdade que o seu eco no ouvido ilumina a mente.
O guarda-sol é também um dos símbolos budistas, e sua utilização é para representar o poder espiritual.
Em rituais budistas utiliza-se esse símbolo como uma proteção aos deuses que são invocados nessas liturgias.
Para religião budista e de um modo geral, a flor de lótus é representativa do esclarecimento e da pureza.
Para os adeptos budistas, o caule que encontramos na flor é exatamente o cordão umbilical. A partir deste as pessoas são unidas às raízes da flor.
A flor, por si só, é uma representação da capacidade do ser humano de atingir o estado de iluminação perfeita.
A flor de lótus possui diversas cores, sendo que cada uma tem significados específicos.
A árvore bodhi não é um dos símbolos auspiciosos, mas ainda assim tem grande simbolismo dentro do budismo, visto que identifica o caminho traçado por Buda.
Esta árvore é representada por uma figueira e para a religião budista ela é tida como sagrada.
A explicação para isto é que após seis anos de uma árdua jornada, Buda sentou-se embaixo de uma figueira quando então atingiu a iluminação completa.
Nos templos budistas é muito comum encontrar as figueiras plantadas, justamente por remeter a esta causa sagrada.
Este também não faz parte dos símbolos auspiciosos, porém é de grande significado para os budistas. A roda da vida é a representação da sequência nascimento, morte e renascimento.
Para os seguidores dessa religião é necessário entrar nessa roda de modo a buscar libertação dos desejos carnais e assim atingir o estado completo de iluminação.
O desenho da roda da vida possui em seu centro a figura de um porco que é representativo da ganância. Também possui uma cobra indicando o ódio, e um galo a representar a ignorância.
Para os budistas, tudo isso são impedimentos para atingir a iluminação.
E então, já ficou a conhecer o significado símbolos budistas e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?