O habitat do ginseng
É nativa do hemisfério norte, da Ásia oriental (principalmente Coréia, Norte da China e Sibéria oriental) e América do Norte, e normalmente cresce em climas mais frios. A espécie vietnamita é a mais comumente usada.
Algumas noções históricas
A primeira parte do nome científico do ginseng, Panax Ginseng, vem do grego, da composição da palavra pan, ou seja “tudo”, e akèia, ou seja “cura” (termo do qual também vem a palavra “panaceia”, ou seja, um remédio para todos os males, mencionado com frequência pelos alquimistas.)
O termo ginseng vem do chinês rènshēn, que significa “planta do Homem”, pois a forma de sua raiz se assemelha à forma humana.
Não por acaso a planta é tradicionalmente cultivada para produzir raízes que se assemelham ao corpo humano e seus órgãos.
Ou seja, com ramificações que sugerem a forma dos membros, da cabeça, os atributos sexuais dos dois sexos etc; os artesãos agrícolas que conseguem reproduzir melhor essas formas conseguem obter preços mais respeitáveis na venda.
Além disso, a medicina tradicional chinesa considera a planta um elixir da juventude, que possui todas as virtudes terapêuticas, preventivas, curativas e energéticas imagináveis; e parece que essa alta consideração pelo ginseng existe há milênios, porque o ginseng aparece nos mais antigos tratados de medicina, desde o início da era cristã.
Como preparar um chá de ginseng?
O primeiro passo é comprar uma raiz de ginseng.
É descascada, secada e vendida em pedaços ou pulverizada; às vezes passa por um processo de fervura antes da secagem que lhe dá uma cor vermelha que a torna, segundo muitos, ainda mais eficaz.
Ingredientes para duas xícaras:
– uma raiz seca de ginseng (ou se você preferir também pode encontrá-la na forma de pó)
– mel
– limão
– algumas folhas de hortelã.
Procedimento: pegue uma panela com água e leve para ferver. Quando a fervura for atingida, desligue o fogo e infunda de 6 a 10 fatias finas de raízes (ou duas colheres de sopa de raiz de ginseng em pó). Deixe em infusão por cerca de cinco minutos e adoce com mel e folhas de hortelã, se quiser.
Recomenda-se tomá-lo uma vez ao dia, mas não após o final da tarde ou à noite.
Para não causar insônia ou agitação à noite, melhor consumi-lo de manhã ou no início da tarde, por cerca de três semanas ou nos períodos em que for mais necessário.
Pode ser tomado como uma alternativa ao café.
Banho de ginseng
O ginseng também pode ser usado em um bom banho, que pode ajudar a melhorar a pele, a tonificá-la, a torná-la mais macia e elástica.
É bom especialmente para peles secas e ásperas, e além disso pode fornecer a você muito mais energia.
Especialmente se você for homem, pode obter efeitos afrodisíacos também através do banho.
Você vai precisar de:
Vários pedaços de raiz de ginseng
1 litro de água
Modo de preparar:
Ponha o ginseng e a água em um recipiente não-metálico, com tampa, e deixe ferver.
Depois que tiver começado a ferver, reduza a intensidade do fogo e deixe cozinhar até que o volume se limite a um quarto do original.
Aguarde esfriar deixando em temperatura ambiente.
Se tiver uma banheira, junte a infusão, com os pedaços da raiz, à água do banho. Fique de vinte minutos a meia-hora.
Se não tiver banheira, tome seu banho devagar por esse período de tempo, despejando aos poucos a água com o ginseng.
Antes desse banho, você também pode fazer um pedido para reforçar sua proteção espiritual, e a intensidade do ginseng e de seu elementar irão ajudar você a conseguir esse objetivo.